Edição Especial contendo o filme legendado em português o dvd mantem os menus e extras do dvd original americano
GRAPES OF DEATH
Para a maior parte dos fãs de horror, a citação dos nomes de George A. Romero e Jean Rollin na mesma frase é o fim do mundo, e talvez até motivo mais do que suficiente para dar um tapa na orelha do abusado que ousou citar ambos lado a lado. Afinal, para 99% da humanidade, o francês Rollin era indiscutivelmente (e injustamente) um dos piores diretores a pisar na face da Terra, da mesma patota do hiperativo Jess Franco, tendo realizado algumas bombas tão catastróficas que talvez até Bruno Mattei e Ed Wood teriam vergonha de assinar. Entre elas, a título de curiosidade, está ZOMBIE LAKE (aquele dos zumbis com a cara pintada de tinta guache verde), que ele dirigiu, e MONDO CANNIBALE/WHITE CANNIBAL QUEEN, que ele escreveu para o amigão Jess Franco dirigir. O que pouca gente imagina é que Jean Rollin (nascido Jean Michel Rollin Le Gentil em Paris, no ano de 1938 – e falecido hoje: 16 de dezembro de 2010) tinha um pouquinho mais em comum com o norte-americano George Romero além do fato de o sobrenome de ambos ter 6 letras e começar com “Ro“.
Isso porque, entre 1978 e 1982, o francês rodou sua própria e original “trilogia dos mortos“, a exemplo de Romero, que até então não havia concluído sua trilogia inicial (DIA DOS MORTOS só saiu em 1985). Mais: LES RAISINS DE LA MORT, cujo título internacional é THE GRAPES OF DEATH (As Uvas da Morte), o primeiro filme da trilogia dos mortos de Rollin, é uma espécie de versão francesa de A NOITE DOS MORTOS-VIVOS. E se não virou clássico como seu predecessor de 1968, pelo menos é uma bela surpresa. Especialmente porque não é frequente encontrarmos filmes franceses de mortos-vivos, e um dos poucos existentes é aquela bomba de A REVANCHE DOS MORTOS-VIVOS, dirigido por Pierre B. Reinhard em 1987 – é, aquele mesmo das zumbis estupradoras.
Pode-se dizer, inclusive, que THE GRAPES OF DEATH é uma “versão etílica” de A NOITE DOS MORTOS-VIVOS. Isso porque se os zumbis de Romero vinham de lugar nenhum (e até hoje não se sabe de onde diabos eles saíram, apesar de milhões de teorias para tentar explicar o seu surgimento), os zumbis de Rollin são simplesmente pessoas contaminadas por beberem vinho (!!!) feito a partir das uvas impregnadas com um novo tipo de pesticida experimental. E levando em consideração que francês adora beber vinho (provavelmente até no café da manhã), imagine o tamanho do estrago.
Titulo Original: Grapes of Death/Les raisins de la mort
Título Traduzido: As Uvas da Morte
Gênero: Terror
Duração: 86 Min
Diretor: Jean Rollin
Ano de Lançamento: 1978
Siga-nos