O Fantástico Jaspion
Kyojuu Tokusou Juspion (巨獣特捜ジャスピオン Kyojū Tokusō Jasupion?, traduzido como Juspion e a Investigação Especial de Criaturas Gigantes, e lançado no Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia Metal Hero. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel título. Segundo o produtor Susumu Yoshikawa, o nome original "Juspion" é uma amálgama das palavras "Justice" e "Champion" (Campeão da Justiça).[1]
No Brasil, a série foi um sucesso gigantesco e até então inédito por outras produções do gênero até então exibidas (tais como National Kid e Ultraman), desencadeando uma febre épica jamais vista pelo gênero de super-heróis japoneses no país e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu. Sua audiência superava, à época, a da Rede Globo (que contava com programas como o Xou da Xuxa, líder absoluto até então), chegando a atingir 15 pontos de audiência, um dos maiores índices da história da Rede Manchete.[2][3]
História
Há milhares de anos num planeta nos confins da galáxia a muitos anos-luz de distância da Terra se reuniam os grandes profetas da Via Láctea onde difundiam os ensinamentos e profecias da Bíblia Galática. A Bíblia Galática era uma grande placa de pedra transcrita pelo Deus Universal, onde em suas escrituras profetizava o surgimento de um demônio espacial nascido da união das energias negativas do universo denominado por Satan Goss que quando se fortalecer enfurecerá todos os monstros gigantes e assim provocará o apocalipse da Via Láctea, também conta a forma necessária para destruí-lo. Só que esse planeta foi atingido por um cometa e completamente destruído; a Bíblia Galática também foi quebrada em vários pedaços que foram espalhados por toda a galáxia.
Anos depois, Edin, cientista e o último sobrevivente dos grande profetas galácticos, passou a procurar os fragmentos da Bíblia Galática em seu planeta natal, até que encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial em seu planeta, acidente no qual seus pais morreram. Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do temível Satan Goss. Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss e impedir a exterminação galática.
Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu pai adotivo os equipamentos que ele construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metal Tech, feita do metal mais resistente do universo (metal Ejinium), equipada com o Turbo Magnum, um revolver laser e com a Espadium Laser, uma poderosa espada laser que se materializa na palma de sua mão; a androide Anri, que passa a auxiliá-lo em sua jornada; a Allan Moto Space, uma super moto que além de ser perfeita sobre a terra tem a capacidade de voar; Gaibin, um extraordinário veículo hibrido voador-terrestre que pode se dividir em dois, um jato para combates aéreos e um tanque com a capacidade de perfurar o solo permitindo acesso aos locais mais subterrâneos e a nave espacial Daileon, que tem a habilidade de transformar-se num poderoso robô gigante. Sua missão é impedir os projetos maléficos de Satan Goss e dos seus seguidores e subordinados. Enquanto seu pai adotivo procura constantemente os fragmentos da Bíblia Galática para saber a forma de poder matar Satan Goss.
Produção: TOEI Productions
Ano de produção: 1985
Video: Digital Remasterizado
Episódios: série completa
N° Discos: 08 dvds
Áudio: Japones & Português
Siga-nos