Levantem o Titanic
Raise the Titanic (Levantem o Titanic (título no Brasil) ou A Guerra dos Abismos (título em Portugal)) é um filme de aventura de 1980 produzida pela ITC Entertainment de Lew Grade e dirigida por Jerry Jameson. O filme, que foi escrito por Eric Hughes (adaptação) e Adam Kennedy (roteiro), foi baseado no livro de mesmo nome de Clive Cussler. A história diz respeito a um plano de recuperação do RMS Titanic pois é o transporte de carga valiosa a hegemonia na Guerra Fria.
Embora o filme fosse estrelado por Jason Robards, Richard Jordan, David Selby, Anne Archer, e Sir Alec Guinness, foi mal recebido pela crítica e público e provou ser uma bomba nas bilheterias. O filme só arrecadou cerca de $13.8 milhões contra uma estimativa de orçamento de $40 milhões. Lew Grade fez a observação famosa "teria sido mais barato para diminuir o Atlântico"
O filme começa no norte da Sibéria, onde um espião americano quebra em uma antiga mina, onde ele descobre que o corpo congelado de um sargento do Exército dos EUA. Ao lado do cadáver é um jornal de 1912. Usando um medidor de radiação, o espião descobre que o mineral que procura estava lá. Ele então é perseguido pelas forças soviéticos.
Inteligência dos EUA logo descobre que as caixas do mineral havia sido levado para a Escócia e de lá para o porto inglês de Southampton, onde, em 1912, foi colocado num dos muitos compartimentos de carga de um novo, luxuoso, extraordinário navio que, em abril, partiria em sua viagem inaugural para Nova Iorque. Então é conduzido uma pesquisa na Atlântico Norte para localizar o afundado transatlântico. Ele é auxiliado por um dos últimos sobreviventes do Titanic, que explica que ele também foi a última pessoa a ver o americano vivo. Pouco antes de o Titanic naufragar, o marinheiro disse ele trancou o homem dentro cofre do navio contendo as caixas de mineral, suas últimas palavras sendo "graças a deus para Southby!"
Especialistas em seguida, iniciar o trabalho perigoso de elevar o famoso navio do fundo do mar, em que um dos submersíveis, Starfish, experimenta uma inundação na cabine e implode. Outra submersível, Deep Quest, sente falta de bateria, o que faz com que seu braço manipulador tornar-se bloqueado para os destroços do Titanic.
Eventualmente, a ferrugem do Titanic é trazido para a superfície usando tanques de ar comprimido e auxiliares de flutuação. O navio é então rebocado para um porto seco em Nova Iorque - seu destino original. Acontece que nenhuma despesa está sendo poupado porque o mineral que é procurado será usado como fonte de energia em um sistema de armas que poderiam derrubar qualquer míssil que entrasse no espaço aéreo dos EUA. Em resposta, a URSS desafia os Estados Unidos sobre o salvamento do navio, porque eles afirmam que o mineral foi levado ilegalmente de suas terras. Ao entrar no cofre à prova d'água, a equipe de resgate descobrir os restos mumificados do americano, mas nenhum mineral. As caixas estão apenas cheias de cascalho. Ele logo transparece a pista com essas palavras finais. O norte-americano tinha arranjado um enterro falso em um cemitério em "Southby", na Inglaterra antes da partida de volta para os Estados Unidos no Titanic. O grupo decide deixar o mineral no túmulo porque concordam que sua existência iria desestabilizar o status quo que mantém a paz entre o Ocidente e o União Soviética.
Reino Unido Estados Unidos
1980 • cor • 114 min
Direção Jerry Jameson
Produção William Frye
Roteiro Adam Kennedy
Baseado em Raise the Titanic!
ELENCO
Clive Cussler
Elenco Jason Robards
Richard Jordan
David Selby
Anne Archer
Sir Alec Guinness
Áudio: Dublado / Inglês
Legenda: Portugues
Siga-nos