Edição Especial contendo o filme legendado em português o dvd mantem os menus e extras do dvd original europeu
Big Man Japan
(Dai-Nihonjin), de Hitoshi Matsumoto
São milhares os heróis japoneses que se predispõem a salvar a Terra de gigantescos e assustadores monstros. Daileon, Ultraman, Spectroman são apenas alguns famosos examplares desses baluartes da justiça. Destruíam não somente os seres maquiavélicos, mas também maquetes em miniatura. E se, por acaso, o ofício de herói japonês entrasse em decadência? É o que propõe o mockumentary - espécie de documentário falso - Big Man Japan.
Escrito, dirigido e estrelado por Hitoshi Matsumoto, o filme mostra a vida de um homem solitário que se transforma em gigante para enfrentar os monstros que colocam o Japão em perigo. Praticamente anônimo, ele precisa enfrentar problemas corriqueiros como qualquer outro ser humano. Portanto, a câmera acompanha o seu dia a dia e registra algumas entrevistas.
Questões filosóficas e existenciais são colocadas em pauta, intercaladas por cenas de combate entre o gigante e os monstros. A estética é a mais simples possível, fidedigna ao gênero documentacional. Apenas as lutas são feitas com computação gráfica. Inclusive, cada monstro é mais interessante do que o outro.
O bacana é que o roteiro, que mescla a comédia com o drama de forma perfeita, faz uma crítica bastante sutil à indústria cultural japonesa, que ao longo das décadas foi se moldando ao gosto do entretenimento ocidental - principalmente o estadunidense. Tal sutileza é mandada às favas apenas nos 15 minutos finais de projeção, quando o espectador é advertido de que verá "cenas reais". Com inteligência, infâmia e agressividade, a sequência final traz com contudência bastante feroz o argumento proposto.
Um filme bizarro e insólito. Por isso mesmo, imperdível!
Siga-nos