LA MALDICION DE LA BESTIA
SINOPSE: Waldemar é um renomado pesquisador e aventureiro, se une a uma expedição para procurar o YETI no Himalaya, Em uma trilha nas montanhas ele é capturado por 2 bruxas demoníacas canibais, e por ser forte elas resolvem que ele se tornara seu escravo sexual, sendo sacrificado em um momento oportuno, mas ao tentar fugir de seu cativeiro Waldemar é ferido por uma das bruxas, que também é uma mulher lobo, tornando-se um perigoso Lobisomem.
Após voltar a seu estado normal ele se ve perdido nas montanhas, e por uma sorte do destino encontra um grupo de bandidos sádicos que sequestraram a expedição do qual participava, então o banho de sangue começa. La Maldicion de la Bestia é a 8ª vez que Paul Naschy encarna Waldemar Daninsky, o eterno lobisomem.
Comentários: Já houve um lobisomem que foi condecorado por um rei. Não é coisa de contos de fadas nem de história de terror. Bem, diga-se em abono da verdade que não foi propriamente a um lobisomem que, em 2001, o Rei Juan Carlos de Espanha entregou a Medalha de Ouro de Mérito das Belas Artes, mas foi o mais perto que a distinção andou de uma tal criatura.
Quem a recebeu foi Paul Naschy, nome artístico de Jacinto Molina, e que se celebrizou - pelo menos entre a legião de amantes de tudo que é fantástico e terror - na pele (ou no pelo) do lobisomem Waldemar Daninsky, numa dúzia de filmes do género, feitos entre finais dos anos 60 e 2003 (é o campeão mundial de interpretações do Homem-Lobo, batendo à distância Lon Chaney Jr.).
Também argumentista e realizador, licenciado em Arquitectura, várias vezes campeão de Espanha de halterofilismo e autor de documentários culturais sobre o Museu do Prado ou o Escorial, entre outros, Paul Naschy, além de ser uma indústria de um homem só, e do género fantástico, no cinema espanhol, foi sempre um realizador independente, já que se opunha à política de subsídios estatais ao cinema. "Um cineasta tem que se safar sozinho", dizia.
E Naschy, que deve o seu nome de tela ao distribuidor alemão dos seus filmes, que achava que Jacinto Molina não tinha suficiente impacto para um tipo que fazia de licantropo (e que interpretou vários outros monstros, humanos ou não), sempre conseguiu safar-se, melhor ou pior, ao longo de quase meio século de trabalho e de mais de 150 filmes.
Admirado por Quentin Tarantino, de quem era amigo, e aplaudido nos EUA, Europa e Japão, Paul Naschy nunca teve grande reconhecimento institucional em Espanha, nem do seu establishment cinematográfico, apesar de ser uma muito querida figura de culto entre os cinéfilos do fantástico. Nos EUA, entrou no Hall of Fame do cinema fantás:tico e de terror, e recebeu o prémio Carl Laemmle em muito boa companhia, a de Roger Corman e Janet Leigh.
OUTROS TITULOS QUE RECEBEU ESTE FILME:
NIGHT OF THE HOWLING BEAST
THE WEREWOLF AND THE YETI
HALL OF THE MOUNTAIN KING
HORROR OF THE WEREWOLF
Formato: DVD NTSC
Duração: 94 minutos
Idioma: Espanhol
Legendas: Português
Escrito por: Paul Naschy
Direção: Miguel Iglesias
Produção: José Antonio Perez e Modesto Perez Redondo
Efeitos Especiais: José Pascual e Alfredo Segoviano
Elenco:
Paul Naschy ... Waldemar Daninsky
Mercedes Molina ... Sylvia Lacombe (as Grace Mills)
Silvia Solar ... Wandesa
Gil Vidal ... Larry Talbot
Luis Induni ... Sekkar Khan
Josep Castillo Escalona (as Castillo Escalona)
Ventura Oller
Verónica Miriel ... Melody
Siga-nos