Tsuburaya
então invadiria os cinemas fora do território japonês,
com a estréia de Godzilla-King Of
The Monsters 1956 nos Estados Unidos, o trabalho de Tsuburaya
ganhou fama internacional. Tsuburaya dirigiu e projetou os efeitos especiais
em filmes de vários gêneros, inclusive ele tentaria de
novo uma empreitada com mais três filmes de guerra Bombed
Pearl Harbor (1961), The Retreat From Kiska (1963) e Admiral
Yamamoto (1968)), mas as pressões que sofria da toho eram
tantas que ele decidiu voltar ao gênero que criou e que fez sua
reputação no Japão.
Deixando de lado suas criações populares, Tsuburaya trabalhou
ao do legendário diretor Akira Kurosawa no filme Trono de
Sangue de 1957.
Nos anos seguintes ele criaria com Honda outros monstros para a produtora
como Rodan, Mothra,
King Ghidorah, Varan
e outros, trabalharia tambem em filmes como Latitude Zero (1969)
aonde trabalharia ao lado de novo com o ator Susumu Kurobe o Hayata
da série Ultraman, Latitude
Zero seria seu ultimo filme para a Toho.
Em 1966, ele fundou Tsuburaya Productions, uma companhia voltada a produções
dirigidas para TV sua primeira criação seria a série
UltraQ, esta fez algum sucesso na
televisão japonesa, mas vendo que algo faltava na série,
ele decidiu adicionar um novo elemento ao seriado na forma de um herói
surgia então Ultraman.
Em 1967 depois sucesso atingido por Ultraman, Eijii decidiu criar um
outro herói aos moldes do anterior surgia sua maior e derradeira
criação, Ultraseven até hoje um dos grandes marcos
de Tsuburaya para a TV japonesa.
Tsuburaya ainda sonhava com o retorno da serie Ultraman para a TV, mas
uma infelicidade logo ia atingir seus fãs, Tsuburaya havia sido
escolhido para dirigir a exibição da Mitsubishi na Feira
Mundial em Osaka em 1970, mas ele nunca pode trabalhar naquele projeto.
No dia 25 de janeiro de 1970, enquanto estava de férias em Shizuoka,
Tsuburaya sofreu um ataque do coração acabando por falecer.
Sua influência permaneceu indiretamente na Toho durante décadas,
seu maior sucessor no departamento de efeitos especiais do estúdio
foi Koichi Kawakita que tinha sido um dos empregados e assistentes de
Tsuburaya na Toho.
Kawakita também supervisionou os efeitos de alguns filmes de
Godzilla nos anos noventa influenciado diretamente pela obra de seu
mestre.
Aclamado como o rei do gênero tokusatsu Eijii Tsuburaya deixou
um legado para as gerações futuras e bem como uma grande
legião de fãs e admiradores pelo mundo inteiro que até
hoje são influenciados direta ou indiretamente por sua obra.
Dedico
este texto a meus pais e a meus amigos Ricardo Sato (e família),
Lucio Camargo e Lúcio F. Rosati Júnior em especial a estes
três últimos grandes amigos que sempre deram seu apoio
e força a este site.
|